VinhoTinto.com - Os Vinhos de Portugal




Um Glossário de Termos Vinícolas - secção P

Glossário de Vinhos

A   B   C   D   E   F   G   H   I   J   K   L   M   N   O   P   Q   R   S   T   U   V   W   X   Y   Z

TERMO

SIGNIFICADO

Palmela - IPR Indicação de Proveniencia Regulamentada da Península de Setúbal. Produz vinhos tintos encorpados de cor intensa e aroma a frutos secos e especiarias, a partir das Castas Periquita (Castelão, Francês, Alfrocheiro e Espadeiro). Nos vinhos brancos predomina a Casta Fernão Pires, que produz vinhos de média estrutura, com aromas elegantes e frutados.
Passado Vinho oxidado que não deve consumir-se
Depósito, borra, sedimento
Persistência Sensação do gosto deixado pelo vinho na boca, quanto melhor for o vinho mais tempo dura o seu gosto na boca. 2 a 3 segundos nos curtos, 4 a 6 segundos nos médios e 6 a 8 segundos nos longos
Pesado Vinho com muita coe e estrutura
PH Medida química para determinar acidez/alcalinidade. Nos vinhos, a relação deve se situar dentro de valores desejáveis
Phylloxera Um pulgão que ataca as raízes das videiras. Causou a devastação mundial das vinhas no final do século 19
Plano Sem sabor e sem corpo, ou sem corpo e acidez, chato
Poda Técnica de cortar os galhos da videira, para a preparar para as novas uvas que  vão nascer. Requer técnicas próprias donde resultam a boa quantidade e qualidade das uvas.
Premier Cru Designação dos Châteaux Lafite, Haut-Brion, Latour, Margaux e Mouton na classificação de Médoc de 1855 (revista em 1973 para incluir o Château Mouton).
Prova Apreciação pelos orgãos sensoriais das qualidades do organolépticas do vinho



© VinhoTinto.com. Todos os direitos reservados.